Parceria entre Sebrae e Ministério da Agricultura beneficia 2,5 mil agroindústrias de pequeno porte
Iniciativa visa habilitar a comercialização de produtos de origem animal em todo o país
O Sebrae e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciaram, nesta terça-feira (5), um acordo de cooperação voltado ao fortalecimento do empreendedorismo rural. A iniciativa deve beneficiar cerca de 2.500 agroindústrias de pequeno porte em todo o Brasil, com a expectativa de aumentar em até 12% o faturamento dessas empresas no médio prazo.
O convênio prevê ações como apoio técnico, capacitação de produtores e acesso a novas tecnologias, com ênfase nos setores de alimentos de origem animal. O foco está na ampliação da competitividade e no cumprimento das normas sanitárias exigidas para comercialização em todo o país.
Um dos principais objetivos do projeto é a expansão do Selo Arte, certificado que garante a identidade e qualidade de produtos artesanais de origem animal. Com ele, produtores poderão comercializar seus alimentos de forma regularizada em todo o território nacional.
“Queremos, por meio dessa iniciativa, destacar a importância da inclusão produtiva dos pequenos produtores para o desenvolvimento econômico, a valorização cultural e a segurança do alimento”, destacou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a parceria representa um avanço na democratização do acesso a produtos artesanais de qualidade.
“Isso amplia a adesão de municípios e garante qualidade e oportunidade de comercialização. Vamos levar ainda mais valor agregado com o Selo Arte”, afirmou.
Fonte: Brasil 61